A muito tempo eu queria falar sobre esse assunto (Biocatálise em Líquidos Iônicos) pois a maiorias das pessoas sabem que para se fazer uma resolução quimio-enzimática (resolução cinética enzimática), as enzimas se comportam melhores em solventes hidrofóbicos (n-hexano, por exemplo, logicamente que há algumas excessões).
Disponível em: link |
Mas o que muitas gente não sabe, as resoluções enzimáticas podem ser conduzidas em líquidos iônicos!, e em muitos casos, com rendimentos e seletividades muito maiores do que em sistemas comuns.
Produtos de resolução cinética são extremamente importantes como blocos de construção de compostos mais complexos que tem a necessidade de grandes excessos enantioméricos.
A poucos anos atrás, com o advento dos líquidos iônicos e uso, muitos grupos começaram a empregá-los em resoluções cinéticas enzimáticas, substituindo os antigos (mas muito úteis) solventes orgânicos.
Um exemplo de um dos primeiros trabalhos publicados no OL em 2001 (veja aqui) que um grupo da Coréia do Sul aplicou 2 líquidos iônicos na resoluções de alguns alcoóis e comparou com dois solventes orgânicos (THF e tolueno).
Exemplos de compostos empregados na resolução enzimática. |
Foi possível observar que os líquidos iônicos apresentaram uma maior seletividade frente as duas enzimas empregadas (Candida antarctica e Pseudomonas cepacia), mas é possível observar que nem todos os casos foi tão bom assim, principalmente com relação a taxa de velocidade reacional.
Resultados da resolução. Comparação com os solventes orgânicos. |
Pode-se observar que a aplicações dos líquidos iônicos mostraram excelente seletividade, mas no entanto, ainda não existem explicações do por que esses líquidos são tão efetivos nessas reações, pois existem diversos fatores que afetam as resoluções, como: natureza do meio; taxa de difusão do substrato e do produto; conteúdo de água; estrutura 3D da enzima; imobilização; pH e temperatura.
Fica ai a questão. Muitos grupos por todo mundo estão trabalhando para resolver isso e em um futuro próximo, o emprego de líquidos iônicos serão uma realidade para a resolução em maior escala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário