domingo, 27 de março de 2011

Molécula da Semana - 1 - Cafeína

Este post no blog será mais a titulo de curiosidade. A cada semana postarei uma molécula de interesse, seja biológico, sintético ou histórico com o intuito de mostrar um pouco sobre sua origem, importância e curiosidades.

A molécula dessa semana é a: CAFEÍNA
Nome IUPAC: 1,3,7-trimetil- 1H-purino- 2,6(3H,7H)-diona, mas também pode ser chamada de 1,3,7-trimetilxantina3,7-diidro-1,3,7-trimetil-1H-purina-2,6-diona.

Algumas propriedades:
Formula molecular: C8H10N4O2.
Massa molar: 194.19 g/mol (nas seguintes proporções: 49,48% de Carbono, 5,19% de Hidrogênio, 28,85% de azoto e 16,48% de Oxigênio.
Densidade: 1,23 g·cm-3
Ponto de fusão: 238 °C (460 F).
Sublima a: 178º C (352 F).
Ponto de ebulição: Decompõe-se.
Solubilidade: solúvel na água embora com hidrofobicidade suficiente para atravessar as membranas biológicas.
pH: 6,9( em uma solução a 1%).

História
Alguns antropologistas pensam que o primeiro uso da cafeína, incluída nas plantas, remonta a 600 mil anos a.C. (Idade da Pedra), no entanto, a sua descoberta acredita-se ter sido feita na Etiópia (antiga Abissínia), em torno de 700 a.C., onde a planta crescia naturalmente.
As primeiras plantações de café designadas por “Kaweh” apareceram na península Arábica, no século XIV, e eram usadas como alimento, na fabricação de vinho, como remédio e para fazer uma bebida árabe denominada “qahwa”, conhecida por prevenir o sono.
Na Europa, o café apareceu no século XVI sendo introduzido, principalmente, pelos espanhóis e holandeses, no período das descobertas. Antes disso, o café era consumido de maneira restrita e a bebida nobre era o chá. Inicialmente, o café encontrou uma forte oposição em alguns países protestantes, como a Alemanha, Áustria e Suíça, nações essas que chegaram mesmo a castigar o comércio e o seu consumo.
Com o passar do tempo, todas as proibições acabaram por desaparecer na Europa e, a partir da segunda metade do século XVII, o café converteu-se em sinônimo de bebida intelectual, devido à existência de muitos comércios que ofereciam espaços públicos para consumi-lo, em todas as grandes cidades. Consta que, em França, os cafés se tornaram locais de reunião dos intelectuais, entre eles Victor Hugo, Voltaire, Rousseau.
Em 1736, surgem as primeiras plantações na América Latina, nomeadamente, em Porto Rico e cerca de 20 anos depois era já o principal produto de exportação do país, o que acontece até aos nossos dias.
O primeiro protótipo de uma máquina de café expresso foi criado em França, em 1822, mas só em 1905 surge um modelo comercial em Itália. O descafeinado é descoberto na Alemanha em 1903 após investigações que visavam obter um processo que permitisse remover a cafeína sem destruir o verdadeiro sabor do café.
Em 1938, o café instantâneo (Nescafé) é inventado pela companhia Nestlé que pretendia ajudar o governo brasileiro a escoar o seu excedente de café.
Atualmente, a cafeína é consumida por bilhões de pessoas no mundo, estando este hábito inserido em diversas e variadas práticas culturais, sendo até vital para a economia de alguns países.

Curiosidades
-É usada como estimulante do sistema nervoso central. Altas doses de cafeína excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal. Estudos demonstraram que a dose letal para o homem é, em média, de 10 gramas.
-É uma substância incluída nos regulamentos de dopping de todas as federações desportivas (doses de 12 mcg/ml) já podem ser consideradas dopping. Essa quantidade é facilmente atingida a partir da quarta xícara de café.
-Em excesso pode provocar: nervosismo, irritabilidade, estado de ansiedade e, em alguns casos, tremuras nas mãos.
-Novos estudos têm associado à cafeína ao tratamento de algumas doenças, mostrando já haver algum efeito positivo na prevenção do Mal de Parkinson e na prevenção de cancro de pulmão entre os fumantes.

I.G.R.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. se a Formula molecular é C8H10N4O2
    porque so tem 9H e 3C no desenho?

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia.
    A formula molecular esta certa, essa é a maneira correta de desenhar uma estrutura química. Os C e os H não necessariamente precisam aparecer, mas eles estão lá. Se vc reparar bem, temos 5C sp2 e 3C sp3, e o H que está faltando está no C sp2 entre os dois N do anel de 5 membros. Conseguiu ver?

    ResponderExcluir
  4. ola,
    sou estudante de farmácia e preciso urgente de 4 metabolitos secundários de plantas e sua via de biossíntese dentro da planta com menismo de seta curva. se vc tiver algum material, poderia postar ou mandar para meu email lorenarochalog@gmail.com
    achei seu site muito interessante!
    obrigada!

    ResponderExcluir
  5. ola,
    sou aluna de farmácia e preciso muito da sua ajuda. preciso de 4 metabolitos secundários terapeuticamente usados com via de biossíntese dentro da planta com mecanismo seta curva, se vc poder postar sera muito bom.
    seu site é muito interessante
    obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Lorena, tudo bem?
    Respondi a sua dúvida por e-mail, mas em breve terá um post sobre biossíntese!
    Espero que ajude.
    Até...

    ResponderExcluir
  7. Como é possivel atingir ebulição sem passar pela fusão???
    Não compreendo esse raciocinio.
    Gostaria que certificasse as propriedades fisicas colocados no texto.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela sugestão. Já foi corrigido.

    ResponderExcluir
  9. Olá Doutor Isac, será que o senhor pode me ajudar eu sou aluna de biologia da UFMT e preciso saber o mecanismo de reação de qualquer substância completa origem e função com estrutura .......desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Olá Juan, respondi sua questão por e-mail.

    ResponderExcluir
  11. Olá Juan, respondi sua questão por e-mail.

    ResponderExcluir
  12. foi de muita ajuda grato!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Isac, vc poderia me auxiliar, sou estudante de farmácia e estou fazendo um relatório sobre solubilidade de compostos orgânicos, porém não entendo porque o etanol não se solubiliza com a cafeína (vc poderia me explicar pf?).

    ResponderExcluir