Notícia de hoje (28/03/2011): Elsevier cancela 11 artigos de grupos de pesquisa brasileiros por apresentar espectros falsos.
É impressionante como essas coisas acontecem, e parece que cada vez é mais comum, fraudes em pesquisas científicas. Recentemente foi notíciado que a USP demitiu um professor por plágio (aqui). Agora a "bomba" é outra: Em anúncio, a editora Elsevier cancelou 11 artigos de grupos de pesquisa brasileiros por apresentar espectros falsos, mas especificamente espectros de RMN. O pior de tudo, é de um grupo de pesquisa, onde é coordenado por um pesquisador nível 1A no CNPq, o Prof. Claudio Airoldi da UNICAMP e muitos desses artigos receberam várias citações, como por exemplo, o artigo de 2008 na Inorganic Chemistry Communications, “Performance of modified montmorillonite clay in mercury adsorption process and thermodynamic studies,” foi citado 31 vezes, de acordo com a Thomson Scientific’s Web of Science.
A fraude aconteceu principalmente em espectros de RMN de C e P. Tudo isso aconteceu em parceria com um pesquisador de Portugal, o qual o nome não foi divulgado, mas que o mesmo já entrou com recurso contra a editora pela acusação de fraude, o qual ele disse:
Now I am in bad condition in my University and maybe some restrictions will reach me.
É, a pergunta que fica...até onde um "cientista" pode ir para "produzir" mais?
Acessar aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário