John Wheeler, 2002.
Essa frase foi dita por Wheeler (criador do termo "buraco negro") em uma conferencia em sua homenagem. Ele se referia aos problemas que o mundo vem passando, das guerras, injustiças, fome, violência. O que a ciência deve fazer a respeito? O que um jovem cientista deve fazer a respeito?
Antes de mais nada, jamais fechar os olhos aos problemas do mundo, estejam eles próximos ou distantes. Um dos objetivos da ciência, talvez o mais importante deles, é aliviar o sofrimento humano. A cura de doenças, o desenvolvimento de tecnologias que melhorem a qualidade de vida das pessoas, que as permitam viver mais e melhor, alimentar-se mais e melhor, que permitam salvar o nosso planeta e a diversidade de vida nele, todas essas atividades são terreno da ciência e da engenharia.
Mesmo a pesquisa mais abstrata, que aparentemente tem pouco a ver com os problemas do mundo, serve à humanidade de modo necessário e imprevisível. Necessário porque temos o desejo de desvendar os mistérios da Natureza, de descobrir os seus segredos e, por meio disso, de entender melhor quem somos e por que somos assim. Imprevisível porque, mesmo que, de imediato, a pesquisa abstrata não guarde um vínculo óbvio com qualquer aplicação tecnológica, mais cedo ou mais tarde esses vínculos de materializam. Um exemplo é o estudo das propriedades dos átomos durante o início do século XX, que levou à revolução digital e aos usos (e abusos) da energia nuclear. Outro é a teoria da relatividade de Einstein, usada tradicionalmente no estudo das partículas elementares e da astrofísica e da cosmologia, mas que hoje encontra aplicações em dispositivos de GPS (sistema de posicionamento global) ligados a satélites, que determinam a latitude e a longitude de qualquer ponto no planeta com alta precisão.
Em qualquer área de pesquisa, o cientista desempenha um papel fundamental muito importante. Dado que a ciência, por meio de suas descobertas e aplicações, molda e define em grande parte a sociedade moderna, aqueles que detêm o conhecimento científico têm o dever de atuar no mundo, educando e orientando o público sobre questões que tenham impacto social e global.
Let's do Science!
Nenhum comentário:
Postar um comentário