
A biocatálise pode ser usada com enzimas isoladas, normalmente obtidas comercialmente, microorganismos (marinhos e terrestres) e usando células animais e vegetais.
Talvez, a principal vantagem do uso da biocatálise na química, é a sua aplicação para a obtenção de compostos quirais, ou seja, na produção de substâncias enantiomericamente puras. Atualmente, a produção de fármacos quirais é um mercado que cresce a cada dia, pois normalmente, o valor de um medicamento "quiral" é muito superior a de um medicamento "normal". Isso se deve principalmente a dificuldade de produção, pois muitas vezes, somente aplicando síntese orgânica, não é possivel obter uma única substância totalmente pura enantiomericamente.
O mercado de drogas quirais é muito atrativo, pois para muitos tipos de tratamentos, as drogas quirais já ocupam metade no mercado e isso vem crescendo a cada dia.
No entanto, existem várias restrições no uso da biocatálise, pois muitas enzimas não suportam maiores temperaturas ou até mesmo o uso de determinados solventes. Devido a isso, a união da Biocatálise com a Síntese Orgânica é uma jogada fundamental no desenvolvimento de novas moléculas cada vez mais complexas e mais eficazes no tratamento de doenças.
Um bom exemplo é na síntese quimico-enzimática da (+)-Amibilina, um composto com atividade antitumoral e ativiral.
Com as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas, enzimas mais compatíveis com solventes orgânicos e altas temperaturas estão se tornando cada vez mais disponíveis, o que certamente levará às industrias a utilizarem a biocatálise como uma alternativa técnica e economicamente viável para a síntese assimétrica.
I.G.R.
Nenhum comentário:
Postar um comentário